segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Gagueira: Por um paciente em terapia

Então...
Novamente, o Blogger, como um bom amigo, escutando, oops, reescrevendo o que estou passando:

Nesta Sexta-feira (28/09/2007), vou fazer a apresentação do meu trabalho para o laboratório onde faço a Iniciação Científica; estou bem nervoso, não pelo fato de me apresentar apenas, mas, que, como dizem, eu sou "disfluente", ou seja, "gago"!

Apesar de ODIAR esta expressão, é assim que o mundo me enquadra!
E desde pequeno, painho também é, cresço com essa imagem paterna: "Painho é gago, logo eu também serei". Fazendo a soma, fazem 12/13 anos que venho com essa imagem de "mau falante".
Como disse, em postagens anteriores, estou fazendo fono; Iêda é ótima, discutimos muito essa minha "imagem" de mau falante; eu tenho todos os mecanismos (digo e repito: TODOS) para falar normal, para ser um bom falante, entretanto, desde a minha história de vida, eu venho com a imagem de "eu tenho que falar sem gagueijar", mesmo quando pequeno, não apenas o "eu tenho APENAS que falar".
Cresci com essa lenda viva em mim, na qual, é bem mais fácil deixar a fala fluir "naturalmente" que "pensar" que precisa não gagueijar; e na hora, a fala trava!

É como se eu estivesse dirigindo: eu fiz auto-escola, passei no exame para admissão da carteira, ter treinado suficiente para ser um ótimo motorista; e na hora de pegar o carro eu não acreditar que eu possa dirigir, apesar de tudo que aprendi, de ser apto pra isso, eu estar me "negando" a aptidão de dirigir, me impedindo de fazer algo que sei!

O que seria mais fácil de fazer: apenas diigir, deixar fluir as coisas ou "pensar" que não sabe e não dirigir, apenas, por não acreditar na sua capacidade. E mesmo que estivesse no transito, MESMO quando está indo tudo bem, parar e pensar: "Ops, eu não sei dirigir direito, eu não tenho segurança suficiente" e no final de tudo, do pensamento negativo, acabar tudo dando errado!

É realmente mais fácil deixar as coisas fluirem NATURALMENTE!
E é isso que falta na minha fala: naturalidade! E mais, a crença na capacidade de falar, e não a antecedencia do "mas, eu não sou gago?" no pensamento.

Iêda, minha fono, me propôs o desafio: tenho que me superar!
Devo funcionar à base do desafio, da pressão: meu 8 em calculo 2, meu 8.6 em fisica 3, meu 8.5 em computação eletronica, meu 8,26 em calculo numérico! Tudo no limite! Na pressão!

Sei não viu...
Preciso de força!

iuRy_

escutando: Fugiu com a Novela - Vanessa da Mata

Um comentário:

Andrade disse...

iruu!
mais um blog pra eu ler!

=D